18/05/2015

espetaculo-domesticas

Texto de Renato Melo e José Rubens Siqueira foi encenado pela primeira vez há 15 anos.

A temporada na cidade de Campinas da Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura – uma parceria entre a Petrobras e o Ministério da Cultura, terá sequencia nos dias 27 e 28 de maio (quarta e quinta-feira), às 21h, com o espetáculo Domésticas, no Teatro Amil.

As sessões terão tradutores para linguagem de sinais (libras) no dia 28/05 e audiodescrição no dia 27/05.

O espetáculo, montado originalmente em São Paulo em 1998, aborda os medos, as paixões, os sonhos, as frustrações e as peripécias das empregadas domésticas, a partir de depoimentos coletados por todo Brasil. Com um humor delicado, as histórias são compartilhadas com o dinamismo particular de quem conta “causos”.

Com direção de Bianca Byington, “Domésticas” trata de um universo muito familiar a nós, brasileiros. Coloca uma lente de aumento e transforma em protagonistas essas personagens invisíveis. O texto de Renata Melo e José Rubens Siqueira cumpre uma função social de denunciar as condições de vida dessas mulheres, que como grande parte de nossa população, nunca teve acesso às ferramentas básicas de construção de cidadania.  Assim, o espetáculo é um retrato de uma realidade da qual deveríamos nos envergonhar, porém tratada com humor, poesia e delicadeza.

Sobre o espetáculo

As atrizes Anna Sant´Ana, Daniela Fontan e Vilma Melo, juntamente com os atores Alexandre Lino e Hossen Minussi dão vida a diversos testemunhos reais. A pesquisa também passou por documentários como “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho.

Em cena, todos os atores assumem papel de “entrevistados” e ganham o personagem principal, falam de desejos e dissabores, sonhos e esperanças, combinando o lado cômico do cotidiano com histórias de vida, luta e superação.

Tudo isso orquestrado por Bianca Byington, que estreou como diretora nos espetáculos de Agnès Jaoui e Jean-Pierre Bacri, “Cozinha e Dependências” e “Um dia como os outros”, respectivamente. As incursões sonoras do premiado diretor musical Alexandre Elias também contribuem para dar foco à humanidade desses personagens. Em “Domésticas”, sexo, raça, crença e condição social não precisam de nome, nem título – apenas de voz.

Programa Petrobras Distribuidora de Cultura

Lançado em abril de 2009, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura foi criado com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e já contemplou mais de 160 espetáculos teatrais. Até o momento já foram realizadas cerca de duas mil apresentações em 130 municípios de todos os estados brasileiros, atingindo público superior a 500 mil pessoas.

Dentre as montagens adultas contempladas estão Um Porto Para Elizabeth Bishop (direção de José Possi Neto, com Regina Braga), Ausência (da Cia Dos a Deux, com Luis Melo), Obsessão (direção de Henrique Tavares, com Ana Baird, Anderson Cunha, Antonio Fragoso, Carla Faour, Celso Taddei e Daniel Belmonte) e Mistero Buffo, no Estação Cultura, da Cia La Mínima, com Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz)

Já o público infantil poderá assistir O Menino Teresa, no Teatro Castro Mendes (direção de Marcelo Romagnoli, com Cláudia Missura e Tata Fernandes).

Ficha técnica

  • Direção: Bianca Byington
  • Argumento: Renata Melo
  • Texto: Renata Melo e José Rubens Siqueira
  • Elenco: Anna Sant´Ana, Alexandre Lino, Hossen Minussi, Daniela Fontan e Vilma Melo
  • Stand In: Ana Paula Black, Ticiana Passos e Tom Pires
  • Diretor Musical: Alexandre Elias
  • Iluminação: Maneco Quinderé
  • Cenário: Espetacular Produções e Artes – Ney Madeira/Dani Vidal/ Pati Faedo
  • Figurinista: Kika Lopes
  • Designer Gráfico: Guilherme Lopes Moura
  • Fotógrafo: Janderson Pires
  • Coordenação Técnica: Daniel Porto
  • Operação de Luz: Roberto Macedo
  • Operação de som: Paulo Amaro
  • Assessoria Jurídica: André Siqueira
  • Produção Executiva: Equipe Cineteatro
  • Direção de Produção: Alexandre Lino e Ana Paula Sant’Anna
  • Realização: Cineteatro Produções

Serviço

Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura

DOMÉSTICAS
Data: 27 e 28 de maio
Local: Teatro Amil
Horário: 21h
Direção: Bianca Byington
Elenco: Anna Sant´Ana, Alexandre Lino, Hossen Minussi, Daniela Fontan e Vilma Melo
Ingresso: R$20,00 (setor único)*.
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos

*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

Teatro Amil

Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Flores
Av. Guilherme Campos, 500, Santa Genebra – Campinas (SP)
Bilheteria: (19) 3756-9890 / (19) 3756-9891
Site: http://www.conteudoteatral.com.br/teatroamil/

Vendas por telefone e pela internet / Capacidade: 334 lugares / Não aceita cheque / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex/ Estudantes e +60 anos têm os descontos legais / Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 14h às 21h; sexta e sábado, das 14h às 24h; e domingo, das 14h às 19h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 5,00 por 12h / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3104-4885 / Patrocínio: Amil e Polar Truck.

post feito por:

Nenhum comentário em “Mostra de Teatro-Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura apresenta o espetáculo “Domésticas”, nos dias 27 e 28 de maio”.

Nenhum comentário ainda... porque não comenta?

Deixe um comentário